quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Sugestão de Atividade de Ensino

Gênero Textual: Notícia
Segue anexo o texto  Meninos sobreviventes de catastrofe do Japão visitam Brasil e as questões referentes ao mesmo. As questões foram desenvolvidas em cima de diversas habilidades. Lembrando que o professor deve seguir uma sequência didática e o aluno precisa saber a estrutura do gênero acima. Mão a obra!!


Clique Aqui!

Sugestão de Atividade de Ensino

Gênero Textual: Artigo
Segue anexo o texto Egoísmo Chimpanzé e as questões referentes ao mesmo. As questões foram desenvolvidas em cima de diversas habilidades. Lembrando que o professor deve seguir uma sequência didática e o aluno precisa saber a estrutura do gênero acima. Mão a obra!!


Clique Aqui!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sugestão de Atividade de Ensino

Gênero Textual: Relato Pessoal

Segue anexo o texto Velho Canivete e as questões referentes ao mesmo. Desenvolvi o início de uma sequência didática e as questões ajudam o professor a construir com o aluno as características do gênero. As questões foram desenvolvidas em cima de diversas habilidades, todas as questões são abertas e feitas para desenvolver o ensino-aprendizagem em sala de aula com alunos do 8º e 9º ano. Mão a obra!!
Clique Aqui!


Síntese de Conceitos

Segue anexa uma síntese com a distinção entre o que é gênero textual, tipo textual e domínio discursivo. Esses conceitos geram muita discussão e dúvida entre os alunos e até mesmo professores. Essa síntese é uma adaptação do livro Dicionário de Gêneros Textuais - Sérgio Roberto Costa. Espero que ajude a esclarecer possíveis dúvidas.


Clique Aqui!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sugestão de Atividade de Ensino

Seguem anexos os textos: O fruto vermelho-amarelado e A camisa vermelho-amarelada e as questões referentes aos mesmos. Essa atividade está voltada para alunos do 6º e 7º anos e é uma ótima atividade para diagnosticar as habilidades ainda não consolidadas. Mãos a obra.

Textos





Questões

Exemplo de Planejamento

Segue anexo um exemplo de planejamento bimestral que pode servir de base para os professores criarem o seu. É importante ressaltar que todo planejamento deve se basear em um diagnóstico da turma, para que assim o professor tenha seu ponto de partida. Esse diagnóstico pode ser uma prova objetiva ou alguma outra atividade que o professor utilize que pode medir quais habilidades já foram colnsolidadas pela turma. Outro ponto a ressaltar é que o planejamento tem que ser feito a partir do CBC e não do livro didático. Os conteúdos que serão desenvolvidos já estão no CBC, é só selecionar. Lembre-se que o planejamento é um instrumento flexível. O professor pode repetir algum conteúdo/habilidade do bimestre anterior que ainda não foi visto(a) ou repetí-lo se não foi consolidado(a).

Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres. Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.